PROGRAMAS SOCIAIS

04/12/2013 20:39

PROGRAMAS SOCIAIS

 

Programas sociais são políticas públicas na área social com objetivos diversos: inclusão social, distribuição de renda nas diferentes classes sociais, programas de interação social para negros, índios e deficientes de toda espécie, além de outros. Ficaram muito em evidência no início do século passado devido às constituições sociais de Otto Van Bismark (Alemanha) e do México em 1917. Foram as primeiras cartas magnas a preverem direitos sociais, direitos protegidos e abrangidos por um Estado provedor.

 

Os programas sociais, atualmente, são fatores de muitas discussões, mas é notório que, se bem feitos, tendem a viabilizar uma melhor dimensão social do que deve ser feito para melhorar a vida das pessoas e como suas ações tendem a promover tal interação.

 

Programas sociais são medidas tomadas por lei, para amparo e diminuição das desigualdades em uma nação para seus cidadãos. Um programa social tem como objetivo o apoio ao acesso ao progresso em um país. Os programas sociais têm como característica a desintegração das responsabilidades para o governo federal, assim dividindo em setores e pastas para a União, tornando um modelo a ser seguido, neste caso dando como exemplo o Brasil.