Contribuinte pode destinar parte do seu IR para projetos sociais

06/12/2013 19:26

Contribuinte pode destinar parte do seu IR para projetos sociais

 

Cada pessoa física tem a opção de doar até 3% do imposto que seria destinado ao Governo

 

As pessoas físicas interessadas em colaborar com projetos sociais voltados a crianças e adolescentes podem destinar parte de seu IR (Imposto de Renda) a entidades credenciadas no Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) até a data de entrega da declaração.

  
Cada contribuinte pode doar até 3% do IR que ficaria com o Governo no orçamento geral. É possível fazer o cálculo no site da Receita Federal, que disponibiliza um simulador tanto para pessoa física como jurídica. 

  
Procure o Fumcad de seu município para os projetos que poderão receber sua contribuição. Na capital de São Paulo, a lista das entidades pode ser conferida no site. "A maior vantagem de doar parte do IR para uma das entidades ligada ao Fumcad é saber que o trabalho é idôneo e, principalmente, ter a certeza de que seu imposto será mais bem aplicado", explica o coordenador da Comissão CRC-SP Social, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Marcelo Roberto Monello.

  
O CRC-SP participa ativamente do PVCC (Programa do Voluntariado da Classe Contábil), criado pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) em parceria com os CRCs, e estimula os 140 mil inscritos no Estado de São Paulo a atuar nas campanhas. 
  
Fundado em 2010, o programa tem como objetivo sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Hoje, o PVCC conta com 369 voluntários cadastrados em São Paulo, que se comprometem com questões sociais de extrema importância para o País. Veja no portal do CRC-SP a relação de voluntários por projeto e ferramenta para que as entidades ou organizações possam entrar em contato. https://www.bemparana.com.br/noticia/249297/contribuinte-pode-destinar-parte-do-seu-ir-para-projetos-sociais

 

Contribuinte pode destinar parte do seu IR para projetos sociais voltados a crianças e adolescentes

 

Cada pessoa física pode doar até 3% do imposto que seria destinado ao Governo

 

As pessoas físicas interessadas em colaborar com projetos sociais voltados a crianças e adolescentes podem destinar parte de seu IR (Imposto de Renda) a entidades credenciadas no Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) até a data de entrega da declaração.

 

Cada pessoa física pode doar até 3% do IR que ficaria com o Governo no orçamento geral. É possível fazer o cálculo no site da Receita Federal, que disponibiliza um simulador tanto para pessoa física como jurídica.

 

Procure o Fumcad de seu município para os projetos que poderão receber sua contribuição. Na capital de São Paulo, a lista das entidades pode ser conferida no site. "A maior vantagem de doar parte do IR para uma das entidades ligada ao Fumcad é saber que o trabalho é idôneo e, principalmente, ter a certeza de que seu imposto será mais bem aplicado", explica o coordenador da Comissão CRC SP Social, Marcelo Roberto Monello.


O CRC SP participa ativamente do PVCC (Programa do Voluntariado da Classe Contábil), criado pelo CFC em parceria com os CRCs, e estimula os 140 mil inscritos no Estado de São Paulo a atuar nas campanhas. 

 

Fundado em 2010, o programa tem como objetivo sensibilizar os Profissionais da Contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Hoje, o PVCC conta com 369 voluntários cadastrados em São Paulo, que se comprometem com questões sociais de extrema importância para o País. Veja no Portal do CRC SP a relação de voluntários por projeto e ferramenta para que as entidades ou organizações possam entrar em contato.  https://www.partnersnet.com.br/boletim/crcsp.php?contribuinte-pode-destinar-parte-do-seu-ir-para-projetos-sociais-voltados-as-criancas-e-adolescentes#.UqI5qNJDs3k

 

 

A Tribuna On-line

|  21/02/2013
 

Contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais

 

 

Os contribuintes que quiserem colaborar com projetos sociais voltados a crianças e jovens, destinando parte do Imposto de Renda à campanha Destinação Criança têm até o dia 30 de abriu para acessar o site www.destinacaocrianca.org.br. A iniciativa é da rede metropolitana dos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CDMAs), com apoio da Receita Federal. Atualmente são 18 projetos contemplados na cidade, de entidades sem fins lucrativas cadastradas.

 

Para participar, a pessoa física deve declarar o IR pelo modelo completo e poderá destinar 6% do imposto devido ou apurado referente a 2012. Isto serve tanto para doações até 30 de abril como para as que serão feitas ao longo do ano. O benefício não se aplica ao contribuinte que optar pela declaração simplificada. Empresas, tributadas pelo lucro real, podem doar 1% do IR a pagar.

 

"A destinação é um ato de cidadania que contribui para que mais projetos ampliem a rede de proteção, reduzindo a vulnerabilidade e o risco de crianças e adolescentes, e o índice de criminalidade", afirmou Carlos Mota, secretário-adjunto de Assistência Social e vice-presidente do CMDCA. Em 2012 foram cerca de 670 pessoas físicas e oito jurídicas que contribuíram, e em torno de R$ 631 mil arrecadados. Os recursos são depositados em contas bancárias controladas pelos conselhos, que repassam às entidades.

 

Para instituições, recursos são essenciais

 

Entre as entidades beneficiadas está a Proeco, há quatro anos parceira do CMDCA. "São contribuições que nos mantêm funcionando. E o contribuinte sabe que apoia projetos sérios", disse o diretor-presidente da instituição, Hélio Rosemberg. A Proeco atende cerca de 580 crianças e adolescentes, de quatro a 14 anos.

 

Outra contemplada é a Pró-Viver, que atende 700 da mesma idade. "Os recursos que recebemos são importantes para viabilizar o atendimento a essas crianças e familiares. O objetivo é que elas estejam fora das ruas, além de minimizar a evasão escolar, primando por sua inclusão social e combate à fome", falou o coordenador de projetos da entidade, Ricardo Peixoto.  https://www.destinacaocrianca.org.br/