MELHORES-ESPORTES-PARA-A-SAUDE

07/12/2013 13:14

Esporte & Saúde

 

Treinamento Desportivo 

 

Ciência - Quando se fala em treinamento desportivo uma de suas maiores leis é a individualidade biológica, ou seja: “O treinamento deve se adaptar ao atleta” e as outras leis do treinamento serão dimensionadas  para este fim. Como por exemplo o “volume’ que representa a quantidade de treino que um praticante ira fazer  (pode ser em minutos, metros,  kilos e até em dias treino) no caso do futebol que é sem sombra de duvida o esporte mais praticado em nossa cidade e no mundo as posições de cada jogador em campo apontará a direção do treinamento, por exemplo o goleiro é a posição atípica do esporte, o goleiro mais se assemelha a um  ginasta olímpico (como Diego Hypolito).

E ai vai a primeira dica para os goleiros que não tem um treinador de goleiros “Façam Capoeira” valências físicas como - explosão muscular, força, equilíbrio, velocidade de reação e noção de espaço tempo”  são bem trabalhadas na capoeira. Só não deixem de treinar com bola! Pois este é o trabalho principal a ser realizado.

Mas ainda não é possível tratar de todas as posições dos jogadores em campo sem falar em regras gerais: É necessário que cada atleta tenha informações mínimas para que possa planejar e controlar seu treinamento.

 

Avaliação Física - A avaliação física é indispensável para o sucesso do treinamento: - Se você tem condições de pagar uma consulta com um médico de medicina esportivo ótimo, mais se não tem ai vai um toque: Vá a um posto de saúde e consulte um clinico geral, explique a ele que você joga bola, ou enfim pratica qualquer outro tipo de atividade física e que gostaria de realizar um checape para prevenir o pior. Muito bem! Se você tiver sorte e pegar um médico realmente comprometido com a medicina, ele ira pedir um “eletro cardiograma de esforço” que poderá ser feito em uma bicicleta ergométrica ou em uma esteira, que é o melhor.... 

Bom mais se você der azar e o médico apenas ouvir seu coração ou lhe passar um eletro daqueles que se faz sentadinho,  peça uma  requisição separada e pague R$ 70,00 (vale a pena) ou ainda procure outro   médico mas não deixe de fazer este exame.

Você deve estar se perguntando se o exame é tão importante porque o médico não pede logo? Bom primeiro é porque ele acredita que se você não teve problema até hoje é por que seu coração esta em prefeita situação, e com certeza ele vai ouvir o coração e se não tiver nenhum barulhinho estranho tudo bem. (Outros exames “poderão” ser pedidos pelo especialista, tais como: Hemograma, parciais de urina e fezes).

 

Cuidado com o coração - Mortes têm ocorrido em campo de jogo, causadas por problemas cardíacos, e ai vai um breve explicação do porque na maioria dos casos isto acontece e não é divulgada a verdadeira razão.

 – O coração é dividido em 4 câmaras ou seja a primeira recebe o sangue vindo do corpo após ele ter sido utilizado, por meio de uma válvula ele vai para a segunda câmara que bombeia o sangue para o pulmão, onde este é oxigenado e volta para a 3ª câmara, onde novamente por meio de outra válvula   ele passa para a 4ª câmara e é bombeado para o corpo e também para irrigar o próprio coração.

 

3 tipos de coração - Para facilitar o entendimento vamos classificar em 3 tipos de coração conforme o tamanho – Um coração normal de uma pessoa que não faz atividade física é do tamanha do seu próprio punho, o de um maratonista (praticante de atividade “aeróbica” de longa duração) pode ser até o dobro do tamanho do seu punho e o mais importante as paredes (ai que mora o problema) do coração são fortes, tendo mais espaço para uma quantidade maior de sangue e assim precisando bater mais lentamente.

Muito bem vamos direto ao ponto! O coração de aquele jogar de futebol que sempre foi   sadio e subitamente caio desfalecido em um campo de jogo, também é grande como o do maratonista, mais no entanto este coração desenvolveu paredes grossas para dentro das câmaras diminuindo assim o espaço para o sangue, o que na hora de um esforço máximo pode ser fatal. (Existem outros distúrbios cardíacos que causam até mortes, mas no caso de atletas esta é a ocorrência mais comum, e pode ser evitado com exercícios adequados).

 

O que fazer - E porque isto acontece? Porque em todo esporte de força e ou velocidade ( musculação competitiva ou bastante intensa, futebol, atletismo provas de velocidade e arremessos, entre outros) é necessário treinar o aeróbio, aquela corridinha de 40 minutinho que a maioria dos treinadores recomenda e a rapaziada foge, não possibilitando através dos anos um desenvolvimento integral do coração, ou seja um coração forte e com câmaras espaçosas o suficiente para receber e mandar grande quantidade  de sangue para o corpo e para o próprio coração. 

 

Treinamento Desportivo:  A preparação física do jogador.

  

Cada esporte tem a sua especificidade, no entanto certas qualidade são inerentes a todos os esportes: força, resistência e flexibilidade pertencem a todos, no futebol não haveria de ser diferente, e por esta razão a preparação física tem sido fundamental principalmente na reta final da maioria dos campeonatos.

  

Alcançando o ponto máximo - A questão resumisse em chegar ao final do campeonato no melhor da condição física, em boa parte das competições isto separa os melhores daquele que vão cair, e ai esta o um dos pontos fracos dos times menores, com um plantel reduzido e com menos qualidade técnica precisam esta em ponto de bala o tempo todo, enquanto os grandes se dão ao luxo de atingirem dois ou três picos de qualidade física durante o ano.

 

Receita de bolo - Cada posição em campo exigirá um treinamento especifico: zagueiros treinarão tiros mais curtos (20m) e exercícios com muita mudança de direção, os laterais mais se assemelham a corredores de 200m do atletismo, eles não têm tanta mudança de posição (zig – zag) quando correm, e por isto devem treinar repetições de 100m a 90% de sua velocidade máxima, os meios normalmente ajudam a defesa e vão até o ataque (não param) repetições de 400m a 80% da velocidade máxima, os atacantes são corredores de 100m, durante o jogo seus tiro não ultrapassam a metade do campo, treinamento especifico com tiros de 50m no máximo  da velocidade e com variação de posição também.

  

O recheio - Para todos os atletas do futebol a preparação física geral poderá ser igual:

 

- Musculação 3 vezes por semana.

- Corrida de 40 minutos a 1 hora todos os dias.

- Alongamento diário. 

 

·                  O jogo não condiciona, normalmente só machuca, principalmente quem não treina durante a semana.

·                  Treinos com mudança de direção, como passa entre cones são muito importantes, afinal o futebol é um esporte acíclico, não é como nadar que é cíclico, ou seja: com movimentos que se repetem de forma quase igual.

·                  O numero de tiros do treinamento poderá ser os mesmo realizados durantes o jogos, e praticados no meio da semana entre um jogo e outro.

 

Caminhada, bom, bonito e barato

 

Estudos mundo a fera já comprovaram que a caminhada é um excelente exercício físico, e de simples execução é uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo.

A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente.

 

Vamos caminhar!  - Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força (subindo morro)   queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal.

A caminhada como exercício também segue os princípios científicos do treinamento desportivo, a individualidade biológica ou seja o exercício deve se adaptar a você e não ao contrario.

Comece caminhando 30 minutos suavemente, e a cada 15 dias aumente 5 minutos até completar 1 hora.

A partir de 60 minutos comece aumentar o ritmo de forma que você possa ir um pouco mais longe a cada semana.

 

 A caminhada e sua variação - Agora que você já se adaptou ao novo exercício é hora de diversificar o treinamento, promova mudanças no percurso, pelo menos uma vez por semana inclua subidas de moro em sua caminhada.

Mudar o piso  é uma boa estratégia de condicionamento, exemplo: caminhe na praia uma fez por semana, em outro dia da semana use uma estrada de terra para caminhar e se possível inclua também uma superfície de grama. A cada 3 dias de exercícios mais intensos reserve uma dia para uma caminhada suave e que terá o objetivo de recuperação e folgue um dia da semana.

 

Cuidados com a caminhada - Todo exercício deve ser precedido de uma visita ao médico e este escolhe qual tipo de investigação fará para garantir seu bem estar.

O tênis a ser usado também é importante, um tênis realmente feito para este propósito vai durar cerca de1500 km, a partir daí ele começará a perder sua eficiência no amortecimento, se você puder trocar troque afinal “uma prótese de quadril chega a custar 15 mil reais”

Nós temos a mania de trocar o tênis quando ele esta feio, tenha em mente, para caminhar não serve mais para o dia-dia é bom.

Cuidado com o transito, afinal não temos um parque para caminhar, para quem corre  ou caminha  ouvidos são tão interessantes quanto os olhos, e muito cuidado com as calçadas as vezes a gente pensa que é baixinho e cai por errar o passo.

 

Técnicas de caminhada

·                  O calcanhar  deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e os dedos;

·                  Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas;

·                  Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;

·                  Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar, evitando o vai e vem dos quadris;

·                  Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade;

·                  Faça alongamento antes e depois das caminhadas;

·                  Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;

 

Natação realmente é o melhor exercício?

 

Sim é a resposta certa! Bom, mas por que entre tantas atividades interessantes e prazerosas justamente a natação foi escolhida a melhor? E quem Fez esta escolha? Baseada em quais pressupostos teóricos, esta afirmação que coloca a natação no topo da elite esportiva. 

 

Organização Mundial da Saúde - A Organização Mundial da Saúde sempre sonhou que a Educação Física deveria pertencer a área médica, ou por entender que a atividade física é um grande aliado na prevenção de doenças e em alguns casos até no combate.

 

Exemplo: 

- Portadores do HIV tiveram sua carga viral reduzida a zero quando era relacionado o tratamento com remédios ao treinamento de corrida.  

- Diabéticos melhoravam sua qualidade de vida e reduziam a aplicação de insulina com praticavam atividade física a partir de 3 vezes por semana.

- Cardiopatas no dia seguinte a cirurgias cardíacas  iniciam sessões de exercício ainda no leito hospitalar. 

Enfim a lista é extensa, sem contar os inúmeros profissionais de Educação Física que compõem as melhores equipes médicas dos mais bem conceituados hospitais do país e do mundo.

 

 Natação o  nº 1 - A natação foi eleita pela Organização Mundial de Saúde a mais completa forma de exercício entre mais de 100 concorrentes (corrida, alpinismo, futebol, voleibol, etc...).

A OMS definiu 3 critérios para a eleição da melhor atividade física: 

- Alegria, a atividade deveria dar satisfação e prazer  ao seu praticante.

- Segurança, se a atividade era segura para um praticante iniciante.

- Condicionamento Físico, a pratica da atividade deveria melhorar o maior numero de sistemas orgânicos e fisiológicos. (ai mora o pulo do gato para a natação).

 

A natação dá bem estar ao seu praticante, é uma atividade segura quando supervisionada e trabalha quase todos os nossos sistemas fisiológicos  e orgânicos.

 

Sistema orgânico - A natação trabalha  o sistema: respiratório, cardiovascular, muscular e até o linfático no nível de treinamento. Aumenta a capacidade cardiorespiratória, melhora a eficiência cardíaca e o volume respiratório, o sistema vascular ganha novos capilares (pequenas artérias).

 

Sistema Fisiológico - Aumento substancial da resistência geral e ganho de força máxima em 90% da musculatura corporal, aumento da síntese de gordura e utilização durante o exercício.

 

A natação é o esporte que mais tem praticantes acima dos 60 anos, sempre é hora de começar!

 

Musculação! Um pouco de história

 

A musculação apresenta-se juntamente com a corrida a prática física mais antiga do mundo.

A história mais conhecida data da época da Grécia Antiga, quando Milon de Cretano cidadão grego, levantando um pequeno bezerro nas costas, deu inicio aos seus treinamentos, a medida que o bezerro crescia aumentava também sua musculatura. A primeira competição aconteceu em Londres em 1901, este é o início oficial do esporte, esta competição foi intitulada: "O Físico mais Fabuloso do Mundo"  idealizada e realizada por Eugene Sandow e contou com 156 atletas. Até hoje a imagem de Eugene Sandow da vida ao troféu que o vencedor do Mr. Olympia recebe por ser considerado  "O Físico mais Fabuloso do Mundo”

 

A Musculação hoje - A musculação é uma grande febre nas academias, e não é para menos, seus efeitos são comprovados. O treinamento com pesos também integra a rotina de quase todas as modalidades esportivas: seja na natação, futebol, voleibol, nos esporte de vela e até mesmo na formula 1 a musculação é o recheio do bolo.

 

Musculação e prevenção de doenças 

O treinamento com pesos ajuda a prevenir e até mesmo auxilia no tratamento da osteoporose (enfraquecimento dos ossos) os exercícios com peso ajudam a fixar o cálcio nos ossos.

Na  prevenção de doenças laborais (aquelas doenças relativas ao tipo de trabalho realizado).

 

A musculação e seus cuidados - É bastante comum ao chegar em uma academia ficarmos impressionados com a quantidade de peso que é levantado por homens e de alguns anos  por mulheres também, e é para este grupo que gostaria de colaborar com algumas sugestões:

 - Toda academia tem um instrutor (ou pelo menos deveria ter) que vai fazer seu treino e supervisionar seus exercícios, sigas as orientações pois só assim você vai ter para quem reclamar quando o resultado não vier.

- Não faça como boa parte dos homem que abandonam a fichinha e não chegam lugar algum.

- O corpo feminino tem características morfológicas muito peculiares como, por exemplo: 

·                  Tanto braços como pernas são normalmente curvados para dentro.

·                  O quadril feminino é mais largo e a cabeça do fêmur se encaixa num ângulo mais aberto.

·                  A coluna feminina tem um lordose mais pronunciada o que torna exercícios com peso nas costas um motivo a mais de atenção.

 

Agachamento o melhor - Quando o assunto é construir massa muscular nas pernas, o agachamento é o rei dos exercícios. Além de atingir o quadríceps, o agachamento também irá recrutar os posteriores e glúteos.

 

No entanto alguns cuidados são imprescindíveis: 

·                  O agachamento não é um bom exercício para alunas iniciantes, a não ser que seja feito sem peso a titulo de aprendizagem, o fortalecimento das costas e da musculatura abdominal precede este tipo de treino com peso.

·                  Quando a aluna já faz o agachamento deve ter em mente que as pernas são realmente muito fortes mas que a coluna não é tanto quanto, não adianta afastar em demasia as pernas e baixar pouquinho só para colocar muito peso. Em primeiro lugar em qualquer exercício vem a boa execução, no agachamento quem define o peso é a coluna e os joelhos.

·                  O agachamento tem variações certamente, como por exemplo: agachamento pela frente, barra em cima do ombros ou por traz com a barra no chã a traz das pernas, com os pés mais afastados, os dedos apontando mais para lado de fora, e sem esquecer do tradicional, barra nas costas.

·                  O agachamento trabalha os glúteos (bumbum) mais é sempre bom lembrar que são 3 os músculos do glúteo,

- Glúteo menor: entra em ação quando nós precisamos abaixar apenas pouco (até 20 graus).

- Glúteo médio: baixar um pouco mais (até 30 graus).

- Glúteo maximo: entra em ação quando a flexição dos joelhos ultrapassa a 30 graus, ou seja, a posição de ideal de trabalho desta musculatura é a posição de sentar em uma cadeira. 

 

Abdominais - Treinar  os abdominais é show, com relação a este exercício tenho apenas um objeção: 

* Evite fazer abdominais com rotação lateral ( como os da foto) a rotação comprime os discos intervertebrais e vai causar desgastes nos discos intervertebrais, a flexão do tronco em si já comprime mais aliado a rotação pode causar um estrago ao longo do tempo.

 

Hidroginástica emagrece?

 

É claro! Mas tudo vai depender da intensidade e da regularidade da prática. Para que funcione a hidro deve ser praticada com regularidade e disciplina. O gasto calórico médio é de 250 a 400 kcal/h, ou seja, tudo realmente depende da motivação e do empenho. Seja para relaxar ou emagrecer, a hidroginástica é realmente uma ótima atividade para os dias de calor e pode se tornar aliada da boa forma e da saúde.

 

As Vantagens - A hidrogisnática, ou simplesmente hidro como é popularmente conhecida vem conquistando cada vez mais adeptos, principalmente aqueles que não gostam do desgaste dos exercícios e do espaço fechado encontrado nas academias, para estes a hidroginástica é a combinação perfeita, pois além de cuidar do físico, relaxa também a mente, traz sensação de bem estar diminuindo o estresse emocional, por isso é considerado um dos exercícios mais completos, pois tonifica os músculos, aumenta a flexibilidade do corpo, trabalha o aparelho respiratório e ainda não causa aquela sensação de fadiga e transpiração que outros tipos de exercícios causam.

 

Mais Benefícios - Quer mais benefícios para a prática da hidroginástica? Uma modalidade que pode ser praticada por jovens, idosos, obesos e gestantes, pode ser praticada até mesmo por aqueles que não sabem nadar, pois o nível máximo da água não ultrapassa a altura dos ombros, não há impacto muscular nas articulações, uma vez que diminui 90% do peso do corpo, agora, mesmo diante de tantos benefícios é aconselhável buscar sempre uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física. É um exercício muito procurado por aqueles que dispõem de pouco tempo e indicado a atletas em treinamentos, recomendado na recuperação de pessoas que sofreram alguma lesão ou deficiência, para estes casos as aulas são adaptadas as necessidades individuais, pois é cientificamente comprovado o poder terapêutico da água em muitos processos de cura e reabilitação ou para todos aqueles que buscam variar nas atividades físicas.

 

Gorduras x Calorias - Já sabemos que em uma hora de hidroginástica é possível eliminar até 400 calorias, mas que diferença isto faz na quantidade de gordura corporal? Bom, um quilo de gordura tem aproximadamente 7000 mil calorias, então agora é só calcular se você for aplicado e fizer hidroginástica diariamente vai diminuir a quantidade de gordura em seu corpo em um kilo, por mês, um kilo de gordura é bastante coisa, pense em um trabalho bem disciplinado de um ano! 

 

Muita animação = As aulas de hidroginásticas sempre são muito animadas, pois há música descontraindo o ambiente, é realizada em grupo e com isso algumas pessoas que sofrem com a timidez conseguem se soltar. Em algumas aulas são usados materiais específicos, como flutuadores, pesinhos e bolas... Para os dias mais quentes a hidroginástica torna-se uma ótima atividade, seja para relaxar ou emagrecer.

 

Gravidez - Durante a hidroginástica o peso corporal fica reduzido, isso faz com que qualquer pessoa se sinta bem dentro de uma piscina, para uma grávida, com alguns quilos a mais do que é habitual, a sensação de bem-estar será ainda mais proveitosa. O corpo que parecia pesar uma tonelada, parece, imerso pela água, leve como uma pena. Esta é uma das razões para que a hidroginástica seja a atividade física eleita para manter a forma na gravidez e ainda a grávida aproveita para relaxar. Mas as vantagens e benefícios da atividade física na água não ficam por aqui. A hidroginástica ajuda particularmente em toda a adaptação que a grávida sofre ao longo da gravidez: aumento de peso, dificuldade de locomoção e laxidão dos ligamentos que unem os ossos. As características do meio aquático permitem trabalhar sem o peso real do corpo, o que torna a atividade mais fácil, menos propensa a criar lesões e mais agradável.

 

Pedalar é para todos!

 

Bicicleta, bike, magrela, zica quem nunca teve uma quando criança? Como é prazeroso sair pedalando! E quando nossos pais retiravam as rodinhas de apoio da bicicleta? Que saudade! Se conhecêssemos os benefícios que a bicicleta traz para nossa saúde, jamais deixaríamos as magrelas paradas.

 

 Vamos Pedalar? - Seja para ir ao trabalho, a universidade, para passear, e de quebra é  um dos exercícios aeróbicos mais completos, assim como a caminhada, não impõem restrições a questão de idade ou peso, além de sua prática ser prazerosa os benefícios para a forma física são inúmeros, pedalar fortalece as pernas, bumbum, panturrilha, melhora o condicionamento físico, aumenta a resistência  muscular, melhora de forma considerável o sistema cardiovascular e respiratório e ainda de quebra queima calorias, trabalhando a região abdominal, uma hora de pedalada com ritmo moderado chega a queimar 350 calorias.

 

 Algumas restrições - É considerado um exercício de baixo impacto, a única restrição são as pessoas que apresentem problemas nos joelhos, coluna, visão, audição ou de equilíbrio, em função da posição e dos movimentos, dependendo do caso pode-se agravar a situação, por isso antes de sair pedalando, recomenda-se uma avaliação médica ou o acompanhamento de profissionais qualificados.

 

 Cuidados com a pedalada - Se você já esta com uma enorme vontade sair pedalando, mas morre de medo, de pedalar pela cidade, ou se não pedala desde a infância, vá de vagar, afinal nossa cidade não possuí  ciclovias nem parques que possibilitem a prática do ciclismo, fique atento a alguns cuidados, primeiro certifique-se da manutenção da zica,  freios e pneus tem que estar em bom estado, procure ir praticando aos finais de semana em ruas e lugares que sejam mais calmos, mantenha sempre os dedos nos freios e olhar atento para frente.

 

Use óculos! É extremamente necessário...  Da mesma forma que a natação, o ciclismo apresenta vantagens sobre outros exercícios aeróbicos, uma vez que elimina o impacto, pois o peso do corpo é praticamente todo apoiado sob o banco da bicicleta, dessa forma não agride as articulações, ajuda a liberar o estresse e nos possibilita conhecer novos lugares, sendo excelente para a mente.

 

“Não esqueça de usar óculos” o vento gerado pelo movimento da pedalada pode ressecar o cristalino dos olhos e desenvolver um problema de visão. 

 

Links relativo ao tema....

 

https://www.fiqueinforma.com/opiniao/noticias/8-melhores-esportes-para-a-saude/

https://www.portalvital.com/saude?gclid=CMnKtM2ynrsCFUho7AodSkcAxQ

https://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/teste-seu-esporte.shtml

https://br.toluna.com/opinions/1262377/Qual-melhor-esporte-para-a-saude,mental-fisica-e-psicologica-para-o-ser-humano

https://ptdarocha.blogspot.com.br/2009/09/qual-e-melhor-atividade-correr-ou.html